quarta-feira, 23 de março de 2011

O que saber sobre um Lhasa Apso


Hoje irei falar sobre uma raça muito fofa e querida pelas mulheres, o Lhasa Apso, dedicando a Nina que é a Lhasa da minha Cunhada!



Primeiro vou descrever as características físicas.

O Lhasa Apso possui pelagem longa, densa caída e macia, em média, apresentam altura de 40 a 50 cm, possuem olhos amendoados, possui uma boa estrutura formação muscular, o focinho mede aproximadamente 4 cm, possui uma cauda longa e possuem diversas cores, inclusive mesclados.

Comportamento e Temperamento

O Lhasa Apso é um cachorro inteligente e obediente, costuma nos primeiros momentos ficar desconfiado com estranho, tem costume de latir pouco, porém é atento a qualquer coisa fora do normal e defende com garra aqueles com lhe da atenção e carinho.
O temperamento do Lhasa Apso é bom, porém é um cão muito temperamental é um excelente cão de guarda e ótimo companheiro, não necessita de muita atividade física, porém ama dar aquelas voltinhas rotineiras pela rua costuma, ficar horas deitado, buscando o carinho de seu dono.
Curiosidade: Na Antiguidade, fazia a guarda dos templos religiosos no Tibete. Os monges preferiam o Lhasa Apso como cão de companhia, pois acreditavam ser um animal sagrado.

Saúde e Higiene 

O Lhasa Apso é na generalidade um cão bastante saudável, alguns dos problemas mais verificados na raça dizem respeito às más formações nas articulações, complicações renais e oculares, isso faz com que ele tenha freqüentemente infecções nos ouvidos.
O Lhasa Apso exige cuidados particulares por conta de sua grande quantidade de pelo, o pêlo deve ser escovado todos os dias ou no máximo "dia sim, dia não", de forma a eliminar bactérias que poderão causar infecções na pele, este cão perde bastante pêlo durante todo o ano.

Então ai vai umas dicas.

·         Deve ser dado banho toda semana (principalmente no verão, por tem uma grande quantidade de pelo o calor faz com que ele sue muito então e recomendado que ele tome banho pelo menos 1 vez na semana)
·         Tem um nível de atividade média, ou seja é um cãozinho que pode ficar horas e horas deitado calmamente ao seu lado. não exige que seja levado para passear.
·         Quanto a obediência você deverá ser firme com ele, sem ser agressivo, ( nunca bata no Lhasa pois ele é um cachorro muito corajoso e não se sente pressionado com tapas, é mais fácil um bom sermão - pode ter certeza que ele entenderá-) seu temperamento é muito bom, porém é um cão de muita personalidade.
·         Com estranhos no início é muito desconfiado, de temperamento reservado. é obediente e inteligente, mas costuma as vezes obedecer somente ao dono.
·         Ele escolhe o seu dono e não é escolhido. esta escolha é feita por motivos que somente ele, o Lhasa , sabe, então não interfira nisso e quando ele se apega ele geralmente defende de qualquer um que se aproxime de seu querido dono.
·         É um animal que costuma viver dentro de casas, não gosta de ambientes externos, como jardins, britas...
·         Aconselhável sempre levá-lo ao um serviço especializado para o banho, pois requer muito cuidado para manter ele cheroso.


Prontinho esta ai algumas informações sobre essa raça linda que é o Lhasa Apso.

8 comentários:

  1. eu tenho um lhasa ele e uma doucura fika sozinhu parte do dia, e quandu eu chego ele vaz a festa achu que e saudades!! mais eu tenhu orgulho do meu lhasa apso.!adorei as digas

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Karen eu tenho uma lhasa linda ela se chama Nina é marrom e branca , é super fofa e carinhosa e realmente ela só obedece a mim e dorme o dia inteiro ela é muito carinhosa iclusive com estranhos abana o rabinho pra todo mundo! Eu a amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Os cães suam através da língua, logo, não concordo que precisem tomar mais banhos no verão. De resto, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Quanto ao temperamento esta certo pois o meu odeio que alguem saia da cozinha, ele fica bravo começa a latir e correr e pular na porta

    ResponderExcluir
  5. eu tenho um lhasa apso que foi encontrado na rua.adoro ele e as dicas ajudaram muito

    ResponderExcluir
  6. Cachorro desgraçado, traiçoeiro até mesmo com o dono, extremamente mimado e "cheio de vontades". Deveriam esterilizar todos pra não procriarem e acabar com essa raça lixo. Aliás, nem parece um cachorro...

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar e compartilhar suas ideias junto comigo.