quinta-feira, 24 de março de 2011

Pinscher, Pequeno mas Feroz :D

Dedicando esse post para “PATI” pinscher da minha mãe e para “BIA” pinscher do primo! Duas cadelinhas muito querida e elétricas.



Pati

Bia


Característica Física

           O pinscher possui pêlos curtos, brilhantes e densos, é uma raça de cão de pequeno porte, a cor mais comum desta raça é o preto com manchas marrom. Em média, a altura varia entre 25 e 30 cm, em média, os pinschers pesam de 3 a 5 quilos e as orelhas são de tamanho médio e voltado para cima.
 Curiosidade: a expectativa de vida de um pinscher miniatura saudável é de 15 anos de idade. 




Comportamento e Temperamento

           Os pinschers possuem um temperamento bem marcante, são ousados, corajosos, curiosos, e brincalhões. Costumam latir para estranhos ou em situações estranhas, embora seja pequeno, possui o instinto de cão de guarda além de serem cães leais e inteligentes. Os pinschers adaptam-se facilmente em ambientes pequenos como apartamentos. Costumam comer acima das necessidades, desenvolvendo tendência para a obesidade, sem treinamento e socialização, esta raça pode tornar-se agressiva, precisam de socialização com outros cães, pois podem atacar cachorros maiores do que ele.
           É um cão muito ativo, com enorme energia e vitalidade e um apego ao dono igualmente forte. O Pinscher apesar de seu tamanho diminuto não é um cão 100% recomendável para crianças, uma vez que no calor da brincadeira, estas podem acabar machucando o cachorro que, por sua vez, sentindo-se ameaçado pode "revidar". No entanto se o cão for criado junto com crianças que "saibam brincar" será um parceiro excelente em função de sua energia e vitalidade.
           Por ser um cão de guarda, o Pinscher tem um forte instinto territorial, por isso não mede esforços para defender seu dono e seu território. Atento, é excelente cão de vigia, capaz de latir ao menor sinal de que há algo incomum acontecendo. O que não quer dizer que ele deva latir "por qualquer coisa". É verdade que muitos exemplares acabam sendo "latidores" e extremamente excitáveis, mas essas características devem-se mais a problemas de criação e educação ou por serem fruto de acasalamentos não recomendados do que às características da raça. São justamente esses exemplares latidores e extremamente excitáveis que renderam à raça a fama de serem "neuróticos" ou "histéricos"

Saúde e Higiene 

            O Pinscher Miniatura é uma raça saudável. Algumas preocupações médicas, problemas visuais, hipotiroidismo, problemas cardíacos, entre outros. Também tem tendência para desenvolver dupla dentição, por isso necessário ficar atento a mudança de dentição.
            Devido ao curto tamanho do pêlo, a manutenção da pelagem é fácil, sendo necessárias apenas escovações regulares para retirar os pêlos soltos. O banho deve ser evitado, sendo recomendado a cada 15 dias, uma vez que remove a oleosidade natural e protetora da pele, sendo recomendada a lavagem a seco, passando apenas lenços umedecidos para retirar o odor do suor.


Dicas

·         Comidas fortes podem ocasionar infecções intestinais, por isso evite dar restos de alimentos, alimente apenas com rações apropriadas para esse tipo de cachorro.
·         Para manter o seu Pinscher Miniatura em forma, exercite-o diariamente, pelo menos por 30 minutos. Jogue brinquedos para ele buscar, caminhe com ele, faça-o se mexer, para que ele possa gastar um pouco da grande quantidade de energia que possui.
·         Evite irritá-lo de propósito por ele ser um cão muito agitado isso pode ocasionar mais rápido problema cardíaco, até porque já uma doença comum nessa raça.




18 comentários:

  1. eu tenho uma pinsher 1 ela e muito agitada amei o site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho picher 2 so que ela dorme muito e inofenciva e nao late.A unica coisa que eles acertaram e que ela busca brinquedos quando jogamos ...e 22 de abril e meu aniversario

      Excluir
    2. essa Bia é pinscher legitimo ? tem como arrumar um igual pra mim?

      Excluir
  2. eu tenho uma pinsher 1 ela e muito agitada amei o site

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante as informações desse site, tenho 1 e em menos de uma semana já deu para perceber a energia que esses pequenos tem, infelizmente ele não veio com o manual de informações, porque procuro o "botão de desligar" e não acho kkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Temos um aki em casa e é a alegria de todos. Muito amado, brincalhão, qd me ver a primeira coisa que faz é pegar um briquedo e me chamar pra bricar, detalher, jamais se cansa.
    Amo esse caozinho.

    ResponderExcluir
  5. Amo, amo, amo o meu pinscher 1. Ele é bastante leal e brincalhão. Um amor de cão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa bebê é a alegria desde que nos escolheu pra ser os pais dela. Amamos muito! Dorme na cama com a gente, e mesmo que tire ela volta, acabei cedendo.. ela fica de baixo das cobertas a noite toda. :)

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma pinscher 01. Realmente, ela é a alegria da casa. Muuuito inteligente, super carinhosa e apagada aos donos. Uma verdadeira cadela de guarda! Minha pequena valente. *-*

    ResponderExcluir
  8. tenho 4 pinchers ele sao muitos agitados,latem muito,mais eu amo meus caes tnho 3 machos e 1 femea eles sao das core 2 sao preto e caramelo e 2 caramelo

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito legal a homenagem as duas cadelinhas e informativo seu texto, parabéns!
    Eu venho trabalhando com uma amiga que é veterinária e postamos algumas curiosidades e características da raça pinscher (tanto 0 como 1 e 2) na nossa página, confira lá depois.

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ver, muito legal mesmo!
    Estou com uma amiga que adotou uma pinscher, chama Mel a cadelinha, parece muito com essa da foto na sessão dicas.
    Eu indiquei pra ela este site que tem muitas dicas e informações sobre a raça (pinscher) e o seu site também para ajudar ela a conhecer mais e melhor.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar e compartilhar suas ideias junto comigo.