quarta-feira, 23 de março de 2011

Raça Chow - Chow



 Raça Chow-Chow, cãozinho fofo que parece bichinho de pelúcia, de origem chinesa, raça famosa por seu pelo que lembra a juba de um leão.




Características Físicas

Esta raça de cão apresenta altura que variam de 45 a 50 cm, possuem orelhas arredondadas e cabeça larga, uma das características físicas mais marcantes da raça é a presença de pelos longos na cabeça, lembrando uma juba de leão, a língua dos chow-chow é azulado, o pêlo desta raça é liso, resistente e denso, as cores mais comuns são: preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela. É uma raça de origem chinesa. 



Comportamento e Temperamento

            Possui um comportamento dócil (quando bem tratados), porém é necessário que o dono faça um trabalho de socialização (com pessoas e outros animais), é de  natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas, é uma raça de cachorro muito independente e inteligente e difícil de ser adestrado, afetuoso, porém demonstra pouco este sentimento. Quando querem carinho, costumam colocar a pata debaixo da cabeça ou lamber o dono, possuem o instinto de caça. Costumam latir pouco, porém quando latem é porque alguma coisa esta errada.

Saúde e Higiene

Como muitos cães grandes, o Chow-Chow tem propensão à displasia da bacia. Também pode ser suscetível à entropia, uma irritação no olho causada por uma anormalidade nas pálpebras, sendo assim necessária uma limpeza diária da região, apesar de ser um cão rústico, necessita de cuidados, principalmente com relação à pelagem, que incluem a escovação rotineira. A escovação deve fazer parte da rotina do cão e seu dono, além de manter o animal com aspecto bonito a escovação regular minimiza o risco de problemas de pele (hot spots), não muito raros na raça.
A alimentação é outro fator essencial para a saúde de seu cão, alimentá-lo apenas com ração de alta qualidade é um investimento que retornará dividendos em forma de saúde do seu cão. Consulte sempre um veterinário e obtenha informações sobre a ração mais adequada ao seu animal.

Dicas para quem quer ter um Chow-Chow

·          Quando filhotes, evite ao máximo passeios na rua antes de todas as vacinas serem aplicadas, pois a incidência de doenças é muito comum em cães pequenos e ainda não imunizados por completo

·         Ainda quando pequenos, deve-se iniciar a socialização do cãozinho, pois esta raça tende a ser muito reservada com estranhos. Sempre que chegar visitas deixe-os chegar perto, tocar, fazer carinho no filhote, e após todas as vacinas completadas, passeie com ele para se acostumar com pessoas.

·         Quando você der banho, lembre-se de não deixar cair água na orelha do seu cão, coloque algodão para evitar isso.

·         Evite banho em filhotes antes dos três meses de idade, principalmente se estiver frio.

·         Os chows são cães que não gostam de viver em ambientes sujos, são naturalmente limpos.

·         Problemas de comportamento também devem ser evitados, nunca deixe que o cão o "conquiste", pois aí o papel de dono e de cão se inverterão, e os Chows sempre tentarão invertê-los. Deixe claro quem manda e não estranhe a resistência que virá da parte deles. Seja enérgico e claro pra eles.





15 comentários:

  1. Olá! :) Eu e o meu namorado vamos ter um cachorrinho chow chow! Estou ansiosa! E tenho uma dúvida.. Sabes com que idade tiveste de dar a primeira vacina ao teu cachorrinho? É que li num panfleto de veterinária que a vacinação deve iniciar-se a partir das 6 semanas. Mas o senhor que tem os cachorrinhos diz que ele só vem cá para casa quando tiver 3 meses, que é quando deixam de mamar.. Mas acho tão tarde. Ass. Mafalda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. OoooI eu tenho uma chow chow apartir dos 45 dias vc precisa vacina-lo sem atraso e o veterinário(a) te indicará os próximos dias de vacinação e cuidados , vacinação sempre as inportadas nunca as nacionais beijos parabéns pelo caozinho

      Excluir
  2. tenho 2 femeas sao minha vida ...uma e mais bozinha vai com todo mundo mais a filha dela ja nao vai muito com estrnhos ...sao bem diferentes maisss sao minhas filhass ..Babalu e Sophia!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um cachorrinho filhote de chow-chow .tem 6 meses , mais ela e muito nervosa e normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um chow chow ,é o cão mais calma do mundo. O cão se espelha muito ao ambiente que em vive. Por isto,certifique se não ha nada de errado com ela no aspecto de dores. E,saia para passear ,eles adoram caminhadas curtas. Espero ajuda-la. Esta raça é um show....kkk ,mais todo cuidado é pouco com eles.

      Excluir
    2. brinque com ela... compra ossinho para ela morder.. para ela passar o tempo e gastar energia... o meu chow chow adora bolhas de sabão ...

      Excluir
  4. Meu namorado tem um chow chow de 2 anos, ele ama a mãe dele (minha sogra)... mas ele me odeia muito, nunca o maltratei, pelo contrario tento ser mais carinhosa possível, mesmo assim não posso ficar no mesmo ambiente que ele, pq ele fica louco, começa a latir muito e muito agressivo, se não tiver na coleira ou com alguma separação entre nós como um portão, ele avança sem nenhuma dúvida.. namoro há cerca de 9 meses, e convivo com o cão desde o início.. Não sei mais o que fazer, não sabemos na verdade... alguma dica?

    ResponderExcluir
  5. acho q vc pode tentar conquistá-lo com petisco ... mas não encoste nele ... joga para ele, compre algum brinquedinho e jogue... pois com certeza ele tem ciúme. Tenho um chow que peguei com 48 dias, agora ele vai fazer 4 meses... ele é muito dócil com qualquer pessoa que chega perto ele quer brincar, porém dentro do carro as vezes ele late para motoqueiros ou outras pessoas, ou seja ..está virando cão de guarda ...

    ResponderExcluir
  6. Encontrei o meu na rua abandonado e resolvi adota-lo foi uma das melhores coisas que eu fiz.

    ResponderExcluir
  7. ola ,e verdade que os caes costumam sangrar?
    e o gasto com os cachorros desta raca sao mto altos?

    ResponderExcluir
  8. Irei pegar o meu em uma semana, uma fêmea branca. Ansioso!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola , eu tenho uma tambem ��
    Por incrivel que pareça a minha e uma amor , gosta de todo mundo , faz amizade tranquilo nao e nervosa nem nada , ama brincar recebe agebte em casa com a maior destaque tds os dias , gente sério a minha e uma amor tds estrangeiros pq ela é um doce ela tem 10 mês e sempre foi assim �� Vale muito apenna , e de cão pra cão os comportamentos são diferente . Mais a minha olha sem palavras beijos a tds e a tds cãozinhos de vs . ��❤
    A minha chama NUTELLA ����

    ResponderExcluir
  10. ]tenho uma Chow-Chow com 3 anos que chegou quando tinha 3 meses. Ela se dá bem com todas as pessoas que entram como convidadas em minha casa. O temperamento é ótimo. Isso me preocupava pois tenho uma filha de 5 anos. Nossa cachorra é muito amorosa. A parte de escovação realmente é cansativa. Outro ponto é que nem todos os pets shops querem dar banho em chow-chow. Eu já dei alguns banhos em casa e sou bem sincero, dá muito trabalho levo, entre lavagem, secagem e escovação, umas 3 horas. Mas se vc quiser ter um cachorro independente, lindo, que chame a atenção e seja extremamente limpo e silencioso. Esta é a raça certa

    ResponderExcluir
  11. Gente como é lindo essa raça de cachorro, o chow chow é muito fofo! Tem um que vem passear aqui na pracinha perto de casa e ele é muito lindo. Chama Sheik (acho que é assim que escreve).
    Eu fiquei apaixonada, tanto que fui ler mais sobre a raça nesse website aqui.
    Sem falar que o dono dele é um gatinho rs.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para comentar e compartilhar suas ideias junto comigo.