Características Físicas
O São Bernardo é uma raça de grande porte, de origem suíça. O peso de um cão já adulto varia de 70 a 90 quilos (macho). Existem duas variedades desta raça: de pelagem curta ou comprida, possui uma estrutura muscular forte e bem desenvolvida, as orelhas são grandes, triangulares e pendentes, sua cor mais comum é branca com uma capa ferrugem nas costas, machas pretas na região dos olhos e orelhas.
Comportamento e Temperamento
O cão São Bernardo possui uma expressão de alerta e atenção, são vigilantes e muito ativos, seu temperamento, dócil calmo e amável. São ótimos como cães de guarda, leais com os donos, alem de uma excelente habilidade de trabalho de resgate, principalmente na neve por ter um faro bem desenvolvido.
Dicas
Convivência com outros cães.
Apesar do tamanho ( talvez por isso), o SB convive tranquilamente com outros cães na sua casa, até mesmo os cães miniaturas (Yorkshire, mini-poodle, etc.).
Controle
Com treinamento, o São Bernardo é obediente e você poderá passear tranquilamente com ele pela rua.
Ele é um animal que chama bastante a atenção, então ao passear com ele, você terá que responder várias vezes que aquele não é o Beethoven do filme, nestes passeios é fundamental que você consiga demonstrar que é você que o comanda, senão prepare-se para ser arrastado por ele, por ser de porte grande ele não consegue controlar sua força, então você deverá usar uma guia bem forte e estar sempre atento. Algumas pessoas permitem que ele fique dentro de casa, ensinando-o desde os primeiros dias que isso não é o correto, ele obedecerá e respeitará os seus limites.
Alimentação
Como todo cão grande, o seu metabolismo é lento, por isso, proporcionalmente ele não come muito. Uma ração de boa qualidade é tudo o que ele precisa. É muito importante que ele tenha água em quantidade e sempre fresca a disposição. O São Bernardo está sempre tomando bastante água.
Higiene
Os cães São Bernardo não gostam de ficar em lugares sujos, por isso não fazem suas necessidades perto de onde dormem ou se alimentam. As fezes são em grande quantidade, mas fáceis de limpar (característica de ração). Tanto a urina quanto as fezes não possuem fortes odores.
Cuidados
O principal problema esses cães vem apresentando no Brasil por conta do clima muito quente, é uma piodermatite, (não é contagiosa nem para os humanos nem para outros animais que estiverem convivendo com ele). Essa dermatite é uma infecção na pele do animal causada pelo excesso de umidade. Para controlar esta infecção, você deve limitar os banhos (no máximo uma vez por mês) e secar bem. Cuidado deve ser tomado também em época de chuvas. Evite que ele fique molhado muito tempo.
Ai como são lindos, os São Bernardos são muito fofos, carinhosos e amam carinhos.
ResponderExcluirTo sonhando com um aqui em casa, agora que to morando no interior e em uma casa com um quintal grande.
Neste website aqui diz que ele sentem muito calor então vai dar certo por aqui, pq aqui em Uruguaiana faz um friozinho de trincar.